terça-feira, 4 de junho de 2013

UM POUCO DA HISTÓRIA DAS TELEFONISTAS

 Começa aqui no ano de 1901
A história da telefonia em Porto Alegre se inicia em 1882 quando a Companhia Telefônica do Brasil, que tinha sua sede na cidade do Rio de Janeiro, recebe uma carta imperial de permissão para explorar os serviços de telefone nas cidades de Petrópolis(RJ), Maceió, Salvador, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Entretanto, apesar da permissão imperial, a companhia não executou o seu projeto e a telefonia não foi implantada, Dois anos mais tarde(1884), os Srs. Luiz Augusto Ferreira de Almeida e José Joaquim de Carvalho Bastos, receberam o privilégio imperial para exploração dos serviços de telefonia em Porto Alegre e propuseram à Câmara Municipal a implantação dos serviços. Em março de 1884 os vereadores aprovaram o pedido e solicitaram a homologação do contrato junto a Assembléia Provincial que imediatamente sancionou a contratação. Foi então que em 09 de setembro de 1886, a empresa Companhia União Telefônica notifica a Câmara de que está em condições de iniciar os serviços. A referida companhia se instalou em um velho casarão colonial que existia na esquina da Rua Gal. Câmara com a Riachuelo no local onde em 1909 seria erguido o prédio da atual Biblioteca Pública. No dia da inauguração a companhia já contava com 72 assinantes. A inauguração oficial dos serviços ocorreu no dia 15 de setembro de 1886 com a presença, entre outras autoridades, do Presidente da Província que na época era o Marechal Deodoro da Fonseca. Foi ele o primeiro a realizar uma chamada telefônica em Porto Alegre. No final daquele ano, ao deixar a Presidencia da Província, Deodoro citou em seu relatório que a Companhia União Telefonica já contava com 135 assinantes, ou seja quase o dobro do que tinha no dia da inauguração. Este número foi crescendo rapidamente e ao final do século XIX já era de 500 assinantes.

Os serviços da Companhia União Telefonica entretanto, não pareciam satisfazer plenamente os anseios da população e das autoridades. Isso se pode constatar quando logo no início do século XX, o Intendente de Porto Alegre José Montaury de Aguiar Leitão, resolve estabelecer ligação telefônica entre os distritos de Porto Alegre. Em 1903 a cidade já se achava ligada as seguintes localidades por telefonia municipal: Gravataí, Viamão,Pedras Brancas, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Belém Novo e Belém Velho.

Em 1906 as companhias de navegação e a Associação Comercial de Porto Alegre, resolvem instalar uma linha telefônica entre Belém Novo e Itapuã com a finalidade de registrar e controlar a passagem de navios na Lagoa dos Patos.

O ano de 1907 marcou o início da modernização do sistema de telefonia em Porto Alegre e também em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Foi fundada a Companhia Telefonica Riograndense que tinha como sócio majoritário o Coronel Juan Ganzo Fernandez,nascido nas Ilhas Canárias, radicado desde muito jovem no Uruguai e que veio para Porto Alegre onde, juntamente com outros empresários, se inciou no ramo da telefonia. A Companhia Telefonica Riograndense adquiriu todo o acervo da Companhia União Telefonica e tinha a sua central instalada à rua Marechal Floriano próxima da esquina com a antiga rua 2 de fevereiro que mais tarde, em 1937, seria alargada para dar origem a atual Salgado Filho.

A empresa de Juan Ganzo Fernandez implantou tecnologia de ponta para a época e em 19 de abril de 1922 já instalava telefones automáticos em Porto Alegre. Nas Américas, somente Chicago e Nova York já tinham este tipo de telefonia, logo, Porto Alegre se tornou a primeira cidade brasileira a contar com telefones automáticos. A primeira central deste tipo comportava 300 assinantes.

O Coronel Juan Ganzo Fernandez vendeu o controle de sua empresa para a IT&T ( International Telegraph and Telephone) em 1927 e mudou-se para Santa Catarina onde lá fundou a Companhia Telefonica Catarinense.

Em dezembro de 1962, no “apagar das luzes” de seu governo, depois de muitas discussões dentro e fora do Brasil, o Governador do Estado Leonel de Moura Brizola decreta a encampação da Companhia Telefonica Riograndense e abre caminho para a criação da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações.
 Salão de operações de tráfego,
Serviços de interurbano 101... Despertar 134...PABX 105
Eram quase 70 posições de atendimento  durante 24 horas

 
 Serviço de Auxilio a Lista 102...Com os primeiros computadores...
 CORAL DA CRT
 Turma horário da Noite
 Curso de maquiagem , promovido pela AOTRA (Associação Operação de Trafego),ministrado pela colega Tânia Preichardt.

 

 Festa Junina em Homenagem ao dia da Telefonista no ano de 1991...
Data comemorativa que se realiza até os dias de hoje na data  de 26 de junho.
Um  dos  primeiros ALMOÇOS de encontro das telefonista no restaurante do Clube do Comércio no  ano de 1998 e  que por muitos anos foi realizado  neste estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário